domingo, 24 de abril de 2011

Olá!

Dá vontade de escrever as vezes... quase sempre, na verdade. Mas nos últimos dias não me senti segura para fazer isso.
Acho que hoje as circunstâncias me deram coragem. Poderia postar aqui as minhas reclamações, minhas insatisfações e tudo mais. Porém não vou fazer isso.
Lendo uma notícia no G1 ("A questão que fica é São Paulo", diz ministro sobre as obras da Copa 2014.), me lembrei de algo que vi ontem na TV e que me chamou muito a atenção.
O primeiro fato foi o quadro do programa Caldeirão do Huck, Lar Doce Lar. Gosto especialmente do quadro e do trabalho que a equipe desenvolve, mas o de ontem me chamou a atenção de um modo especial. 
É certo que muitas pessoas já tenham esquecido da catástrofe ocorrida na serra fluminense em janeiro deste ano. Uma das cenas mais chocantes, foi a da moradora sendo salva por vizinhos através de uma corda (Mulher é salva por vizinhos). No Lar Doce Lar de ontem, esta mulher (esqueci o nome dela) ganhou uma casa nova e a oportunidade de recomeçar sua vida. Foi um gesto pequeno perto da destruição, mas eu afirmo com certeza que gestos pequenos levam a um enorme resultado. Além disso, um outro morador foi convidado a participar do Agora ou Nunca 5 estrelas
Grande parte dessas pessoas estão hoje vivendo em barracas de camping, ou então em alojamentos comunitários. Perderam suas roupas, fotos, documentos, móveis, tudo. 
As imagens mostradas ontem pelo programa me deixaram de boca aberta. A visão que se tem das ruas ainda é a mesma: muita lama, destroços por todos os lados, árvores caídas. O cenário conta que a chuva destruiu tudo semana passada, mas já se passaram quatro meses e nada foi feito por aquelas pessoas. 
Famílias inteiras sem perspectiva nenhuma de vida. E você me pergunta por que a citação da matéria sobre as obras para a Copa de 2014. Explico.
Não sou contra, muito pelo contrário, acho o período muito contagiante e o mundo parece girar em um ritmo diferente. Mas é impossível e acho até que uma falta de responsabilidade muito grande, deixar milhares de SERES HUMANOS vivendo em barracas minúsculas enquanto milhões, milhões, milhões e mais milhões de reais são gastos em obras do tipo. 
O Brasil merece sim receber um evento destes, mas é burrice tentar mascarar os problemas sociais que temos com uma partida de futebol. A copa vai acabar, as pessoas vão voltar ao ritmo normal de suas vidas e a situação vai permanecer a mesma.
O caso do esquecimento do RJ por parte das autoridades é apenas um exemplo; são problemas de segurança, saúde, emprego, educação, alimentação e por aí vai. 
Talvez alguém possa dizer que estou errada ao questionar e discordar desta atitude, mas meu lado humano fala mais alto em situações assim. Ninguém nasceu para viver a margem da boa vontade de governantes.

Um comentário:

  1. Gostei do texto, infelizmente você teve de escrever. É revoltante o que acontece nesse Brasil.

    ResponderExcluir